top of page

Os riscos e cortes da Fabiane Lopes

Nessa série de ilustrações, criadas a partir das reflexões tiradas das poesias do livro-nunca-lançado “AlémDe:Mim”, a artista sintetiza, em traços, os sentimentos macro e micro que dá vida aos poemas. Fabi, como é popularmente chamada, expôs essas imagens num dos nossos Saraus realizados no Parque 13 de Maio. Apesar da falta de estrutura que temos para oferecer aos artistas que se dispõem a apresentar suas obras, tentamos ao máximo oferecer um espaço, uma fala para contextualizar a obra, e, no caso da Fabi, ainda disponibilizamos uma curadoria feita pelo autor do livro, Eu.

Os automóveis estavam mais rápido do que a minha respiração

O processo de criação do livro foi dos dois, eu mandava as páginas já escritas pra ela e recebia suas ilustrações enquanto escrevia outras páginas, esse processo foi essencial para os rumos que os textos tomavam e serviu muito para exercitar o olhar do outro quanto aos poemas. Seus traços me tocavam demais, sentia-os como metáfora das memórias que geravam minhas escritas, em momentos de ócio vê-los era sentir sangrar de novo as feridas internas, e, por perceber tão bem a substância vital do livro.

Quando já tinha todas as páginas ilustradas, resolvi deixar de lado o livro e contemplar todos esses lindos espelhos.

Se um dia a obra fosse publicada eu diria que é um livro de ilustrações da Fabiane Lopes, com minha colaboração em poemas.

Fabiane Lopes é estudante de jornalismo, ilustradora, ativista e colabora do Controverso, também compõe a organização do Coletivo Afronte e o Sarau do Bosque (que é realizado na UFRPE mensalmente).

Leia também

bottom of page