top of page

A desconstrução da formalidade na arte de Lucas Faustino

Lucas Faustino, diretamente do Cabo de Santo Agostinho – Ponte dos Carvalhos. Com 20 anos, desenhista, grafiteiro, artista plástico, tatuador, e outras especialidades artísticas, um ser bem espiritualizado. Inclusive já deixou registros seus no sarau do Controverso Urbano, marcando presença, e marca as cidades com suas artes reais e sensíveis. Eu apresento Lucas, sem muitas regras, copias, formalidades, bagunça que arruma, e arte grátis.

Confira a entrevista:

  • Qual é a tua ideia desde sempre com teus estilo não formal?

LF: Simplesmente Não ser formal, quando comecei com todo esse narcisismo artístico, eu "copiava" muito, fazia vários e vários desenhos de outras pessoas, esse foi um importante ponto pra que "desenvolve-se" o que chamam de identidade artística, quebrando toda essa regra de traços contínuos e perfeitos. Total desconstrução mesmo, isso se deve a conselhos de um amigo (filha de uma mãe!), o Jack Nichalls, ele entra na fase em que me envolvia com a fotografia, me ensinando toda estrutura e base da área, sempre que produzo algo, qualquer rabisco, foto e seja lá o que for lembro dele falando: "primeiro a gente conhece a regra, pra depois quebra-la", e nesse processo descobri que o "quebrar" ou não a regra, é onde nossa identidade é aplicada. E nisso levo pra tudo que faço, vivo e produzo.

  • Teu trabalho é muito pleno, tem muito de quem tu és, de uma forma bem explícita. Tu teve referências que te ajudaram enquanto a isso?

Total, acredito que ninguém se constrói sozinho, por mais que indireta seja a figura humana, todo o universo conspira a favor pra quem quer criar, produzir... Como disse na resposta anterior, tive e tenho sim muitas e muitas referências, tanto de artistas, pessoas, como de algo maior sobre nós. Hoje e a 20 anos moro em Ponte dos carvalhos-cabo, meus pais eram um casal de artistas e a um bom tempo não mais, dois filhos pra criar e a arte na época não compensava todo o esforço gerando pouco. Sempre convivi com a arte em algumas áreas, onde também o graffiti sempre foi muito ativo, graças a atividade da Crew Família zona sul(FZS).

Eu muito menino via e convivia com as artes nas ruas, casas e etc. Mas antes de tudo, QUERER!

Só ainda não sei se é um ajuda ou uma desconstrução como minha pessoa é. Não sei a que ponto isso pode chegar. Só seguindo pra ver.. (risos)

  • O que tu procura acender nas pessoas com tuas manifestações artísticas? E como tu faz isso?

Enquanto a isso, ainda sou narciso, em boa parte de minhas obras falo de meus sentimentos, exponho MINHAS frustrações, vivências e etc. alguns se identificam, outros ignoram, e outros se mobilizam a rasgar, quebrar, devolver ao lixo ou simplesmente e fortemente compartilhar, mas, sempre carrego aquela porcentagem militante dentro de mim, que me faz querer e ir às ruas, por menor que seja a atividade, colar um lambe, fazer um graffiti, uma tag, um rabisco, algo que leve ao questionamento, a dúvida, a falta ou total compreensão, fazer robôs criarem vida por segundos.

  • Porque começar a tatuar?

Por pressão é uma boa resposta?

Minha esposa, amigos, e pessoas da vida que viam e veem meus desenhos. E minha família sempre apoiando massa a ideia, acho que não seria diferente vindo deles, Mas principalmente por pressão de Jack, insistente, acredita mas em mim do que eu mesmo. Isso é bem engraçado, raro e bonito num amigo. No começo medo, frustrações total, hoje experimentações a cada passo, que graças a Deus tem dado certo.

  • Qual teu projeto artístico que mais te instigou a fazer?

Obviamente as tatuagens, e também principalmente o "ARTE GRÁTIS", uma frase dita a mim pelo Wagner Lenda, gostei do som da palavra, é uma atividade feita por muitos outros artistas em diversos lugares do mundo que é deixar arte nas ruas, pra que possam levar pra, casa sem pagar nada, caso achem. As minhas obras são feitas em boa parte em papelão, madeiras e diversas superfícies, deixadas em diversos e diversos lugares nas saídas de bicicleta, carregando uma bagagem de arte espalhando em alguns pontos, tanto no meu bairro quanto em bairros mais distantes.

  • Tu tem planos para próximos projetos?

"Oque vier na telha." sem planos futuros. Só de uma vida plena de paz.

 

Quer conhecer mais o trabalho de Lucas?

@mrlusca (pessoal)

@laemlusca (tattoos)

Abordando pessoas aleatórias, esta série foi baseada na seguinte pergunta: ''Do que você é feito?''

Aqui foi expressa em ilustrações cada uma dessas repostas. Link do projeto : http://doqueefeito.tumblr.com/

Leia também

bottom of page